Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Vale deixará de fornecer para quem desrespeitar leis ambientais

Quarta, 22 de Agosto de 2007 às 09:35, por: CdB

A Companhia Vale do Rio Doce informou nesta quarta-feira, através de comunicado, que deixará de fornecer minério de ferro para usinas de ferro-gusa que não respeitam as legislações ambientais ou trabalhistas em vigor no país. O corte do fornecimento passa a valer a partir do dia 1º de setembro.

As duas primeiras usinas que sofrerão com a medida são a Cosipar (Companhia Siderúrgica do Pará) e a Usina Siderúrgica de Marabá (Usimar). Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), fiscalizações feitas nas duas empresas em janeiro apontaram passivos ambientais.

O órgão entregou um diagnóstico sobre o passivo ambiental das usinas de gusa do Pará e do Maranhão aos órgãos ambientais dos estados, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual, e no dia 8 de agosto ajuizou ações civis públicas contra essas empresas.

"Agindo de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável com os quais se compromete, a CVRD exige de seus clientes e fornecedores o cumprimento das legislações ambiental e trabalhista em vigor", disse a Vale no comunicado. "A CVRD reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, bem como o respeito às legislações em vigor."

Tags:
Edições digital e impressa