Rio de Janeiro, 21 de Fevereiro de 2026

Vale arremata concessão da Norte-Sul por 30 anos

A Companhia Vale do Rio Doce arrematou a concessão para exploração comercial, durante 30 anos, do novo trecho da ferrovia Norte-Sul. No leilão, realizado nesta quarta-feira, o negócio foi fechado pelo lance mínimo de R$ 1,478 bilhão. (Leia Mais)

Quarta, 03 de Outubro de 2007 às 08:48, por: CdB

A Companhia Vale do Rio Doce arrematou a concessão para exploração comercial, durante 30 anos, do novo trecho da ferrovia Norte-Sul. No leilão, realizado nesta quarta-feira, o negócio foi fechado pelo lance mínimo de R$ 1,478 bilhão. A Vale foi a única habilitada a participar do leilão, pois apenas a empresa consignou o depósito junto à Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), dentro do prazo previsto, com as garantias exigidas. O trecho arrematado é de 720 quilômetros e liga Açailândia, no Maranhão, a Palmas, no Tocantins.

Ao todo estão concluídos 368 quilômetros, no trecho de Açailândia (MA) até Araguaína (TO) e, segundo a Valec Engenharia e Construção, empresa do governo federal encarregada da obra, a parte restante de 352 quilômetros deverá estar concluída até o final do ano que vem. A empresa já opera, desde 1996, outro trecho de 225 quilômetros da ferrovia Norte-Sul, entre Açailândia e Estreito, no Maranhão. Segundo informe divulgado pela companhia, o projeto de exploração da nova extensão da Norte-Sul permitirá a criação de um corredor de carga, viabilizando a exportação de grãos, álcool e açúcar produzidos na região centro-norte do Brasil.

Tags:
Edições digital e impressa