Alguns usuários do serviço de email do Google, o Gmail, estão recebendo em seus endereços mensagens falsas sobre a seleção para uma premiação de US$ 500. De acordo com o The Register, para ludibriar incautos, os phishers estão utilizando uma técnica clássica: inserir um link apontando para um site fraudulento onde os usuários deverão se registrar para supostamente receber a mencionada quantia.
O endereço, além de hospedar um malware capaz de se instalar na máquina, tenta convencer o usuário a se cadastrar em um serviço também inexistente, o "Google Games", mediante pagamento de uma taxa mensal de US$ 8,60, o que supostamente garantiria o prêmio.
Apesar deste ataque usar a prática já conhecida por muitos, alguns phishers já tentam diversificar suas fraudes para iludir um maior número de usuários acostumados com golpes antigos, como foi o caso de phishings recentes via telefone com clientes do banco Santa Barbara Bank & Trust e também do PayPal.
A maneira mais fácil de se livrar dessas ameaças é não preencher regulamentos que venham via mensagens provenientes de fontes não confiáveis. Importante também é desconfiar de qualquer proposta de negócio que pareça muito fácil e muito rentável e tentar descobrir se o que está ali escrito é realmente real. Uma pesquisa da firma de segurança Sophos revelou que diariamente 58% dos internautas recebem emails com fraude.