Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

Uso das Forças Armadas na segurança do RJ deve ser discutido quinta-feira

Segunda, 11 de Junho de 2007 às 15:19, por: CdB

O chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa, brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, deve se reunir, na próxima quinta-feira, com o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, para aprofundar discussões sobre a cooperação das Forças Armadas com as polícias fluminenses. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do ministério.

A reunião contará com a participação dos comandantes regionais das três Forças Armadas e de autoridades de segurança pública do estado. Há dois meses, Sergio Cabral enviou um projeto ao governo federal solicitando o uso de equipamentos militares pelas polícias do Rio e o patrulhamento das ruas da capital pelas Forças Armadas.

A cooperação dos militares com o governo do estado vem sendo discutida desde a criação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança do Rio de Janeiro, em janeiro deste ano. O grupo prevê ações conjuntas de autoridades estaduais e federais contra o crime organizado no estado. Além dos comandos regionais de Marinha, Exército e Aeronáutica, participam do gabinete as polícias do Rio de Janeiro, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e as polícias Federal e Rodoviária.

Tags:
Edições digital e impressa