Rio de Janeiro, 06 de Novembro de 2026

URUGUAI MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM AUMENTO DO IPI BRASILEIRO

Terça, 20 de Setembro de 2011 às 09:49, por: CdB

MONTEVIDÉU, 20 SET (ANSA) - O aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos importados colocou os exportadores uruguaios em alerta e fez com que a diplomacia do país vizinho iniciasse movimentações para saber se a medida do governo de Dilma Rousseff afetará seus sócios do Mercosul.
   
O diretor nacional de Indústrias do Uruguai, Sebastián Torres, assinalou que o aumento de 30% no imposto sobre importação de veículos "teria uma repercussão econômica importante".
   
Em 2010, as exportações de veículos do Uruguai, no total, somaram US$ 103 milhões (R$ 182,8 milhões), boa parte deles tendo sido vendido ao Brasil, que é o maior parceiro comercial do Uruguai, segundo informações do Instituto Uruguai XXI. Os veículos também apareceram na lista dos 10 produtos mais vendidos a nós no ano passado.
   
O Uruguai já havia manifestado, em maio, insatisfação com a imposição de medidas protecionistas por parte dos brasileiros e dos argentinos, e pediu que qualquer mudança fosse avisada com 15 dias de antecedência.
   
Por sua vez, a Argentina, também membro do Mercosul, deverá se beneficiar com a medida, já que mantém com o Brasil regras automotivas menos rígidas que serão mantidas, apesar das mudanças na cobrança do IPI.
   
Outro país latino-americano que também se encaixa nessa situação é o México, mesmo não sendo sócio do Mercosul. (ANSA)


Tags:
Edições digital e impressa