Um novo tipo de revestimento que muda sua estrutura de acordo com a substância com a qual entra em contato pode prevenir que o pára-brisa de automóveis embace, além de criar óculos autolimpantes. A novidade foi desenvolvida pela Universidade Purdue (Indiana, EUA) e apresentada na semana passada durante o encontro da Sociedade Americana de Química, em Chicago.
A publicação on-line Tecnology Review, ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) explica que basta "derrubar água na superfície que leva esse revestimento e o líquido se espalhará rapidamente, criando uma fina película. Essa ação previne a formação de pequenas gotas que embaçam o vidro. Coloque óleo e a superfície reagirá da maneira contrária, repelindo a substância, que pode ser facilmente removida com água".
A tecnologia permite, por exemplo, que óculos com esse revestimento eliminem impressões digitais apenas quando passados debaixo d'água, tornando desnecessário o uso de panos ou produtos de limpeza específicos. Além disso, a novidade também facilita a limpeza de outras superfícies, como as telas de eletrônicos sensíveis ao toque. Especialistas também acreditam que produtos para limpeza de vidros poderão utilizar a substância e, assim, evitar que o pára-brisa embace nos dias de chuva.
- Se o vidro está perfeitamente limpo, ele não embaça. Mas isso nunca acontece, porque ele sempre acumula sujeira do ar -, explicou Jeffrey Youngblood, professor de engenharia de materiais da Universidade Purdue e líder do projeto.
Segundo o especialista, os vidros do carro embaçam porque a água condensada forma gotas quando associada às películas de óleo existentes se a formação de gotas for impossível, está solucionado o problema de visibilidade nos dias de chuva.
Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, ainda deve demorar alguns anos até que a novidade chegue ao mercado.
Como a tecnologia ainda não está patenteada, pouco foi divulgado sobre seu mecanismo. Apesar disso, é possível dizer que a eficácia desse revestimento está ligada à maneira como ele reage quando em contato com diferentes substâncias.
- O revestimento é feito de cadeias de polímero ligadas à superfície do vidro. Eles são flexíveis e têm a capacidade de mudar de forma -, explicou a Technology Review.
Universidade dos EUA cria óculos autolimpantes
Um novo tipo de revestimento que muda sua estrutura de acordo com a substância com a qual entra em contato pode prevenir que o pára-brisa de automóveis embace, além de criar óculos autolimpantes. A novidade foi desenvolvida pela Universidade Purdue (Indiana, EUA) e apresentada na semana passada durante o encontro da Sociedade Americana de Química, em Chicago. (Leia Mais)
Terça, 03 de Abril de 2007 às 16:40, por: CdB