A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence ) divulgaram nesta quarta-feira o calendário completo do vestibular 2008 e também alteraram um item do edital: os candidatos dos cursos de licenciatura e noturnos pagam taxa de R$ 42,50 com exceção da licenciatura em história, que terá taxa de R$ 85 como os demais cursos.
As inscrições continuam abertas até o dia 28 de setembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet. Ao todo, o vestibular ofertará 1.653 vagas, sendo que 50% delas serão reservadas para candidatos que foram bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007. Clique aqui para ler o edital do vestibular 2008.
Provas e datas
No dia 6 de novembro a UniRio vai divulgar a relação de candidatos inscritos para concorrer usando a nota do Enem. No dia 12 do mesmo mês, a universidade divulgará a lista de aprovados pela nota do Enem.
Os exames da primeira fase serão aplicados no dia 18 de novembro. Os candidatos podem entrar com recurso no dia 21 do mesmo mês. A lista de classificados para a segunda fase será anunciada no dia 30 de novembro.
As provas da segunda fase serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2008 e os recursos podem ser impetrados no dia 15. A lista de aprovados será anunciada no dia 18 de fevereiro. Clique aqui para consultar o calendário completo.
Critérios para concorrer pelo Enem
Para concorrer às vagas com o aproveitamento da nota do Enem, o candidato precisa informar essa opção no ato da inscrição para o vestibular. Assim, ele autorizará a universidade a obter a sua nota no Enem antecipadamente com o Ministério da Educação (MEC).
O principal critério para que o aluno consiga uma vaga na UniRio ou na Ence usando a nota do Enem é ele ter alcançado uma média igual ou superior a 70 pontos (juntando os resultados das provas objetiva e de redação). Em caso de empate, o desempate será feito com a nota da redação; depois com a nota da prova objetiva e, se necessário, com a idade dos concorrentes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, divulgará as notas dos alunos em novembro.
Segundo a coordenação do vestibular da UniRio, a divulgação dos candidatos habilitados a uma vaga pela nota do Enem será feita uma única vez e não haverá segunda chamada. Quem não conseguir a vaga pelo método, automaticamente passará a concorrer pelo sistema universal de vagas (vestibular tradicional). As vagas não preenchidas também serão remanejadas para o sistema universal.