Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

União Européia retoma diálogo com Síria

Quarta, 14 de Março de 2007 às 19:01, por: CdB

O chefe de Política Exterior da União Européia, Javier Solana, se reuniu com líderes da Síria, em Damasco, na última parada de sua viagem de três dias pela região. Solana se reuniu com o ministro do Exterior, o vice-presidente e passou uma hora com o presidente sírio Bashar al-Assad.

Esta foi a primeira reunião desde a morte do ex-premiê libanês Rafik Hariri há dois anos, que levou a União Européia a suspender os contatos com a Síria.

O governo da Síria nega as acusações de que suas autoridades teriam planejado o ataque com bomba que matou Hariri.

Antes da reunião, uma autoridade européia afirmou que Solana deixaria claro que, em troca do fim do isolamento internacional da Síria, o presidente Assad terá que ter uma atitude mais construtiva em relação ao Oriente Médio, especialmente ao Líbano.

O presidente francês, Jacques Chirac, amigo próximo de Hariri, vetou os contatos com a Síria depois da morte do ex-primeiro-ministro, em fevereiro de 2005.

Solana chegou à Síria vindo da Arábia Saudita, que tem aumentado seu papel nas negociações diplomáticas a respeito do Líbano e do conflito entre palestinos e israelenses.

Durante a visita, o príncipe Saud al-Faisal, ministro do Exterior da Arábia Saudita, descreveu como "absurda" a sugestão de Israel de que o "direito de retorno" para refugiados palestinos seja negociado antes que os israelenses concordem em princípio com o plano de paz árabe.

Autoridades israelenses afirmaram recentemente que estão interessadas na proposta, adotada pela Liga Árabe em 2002, mas expressaram algumas reservas. A Liga Árabe deve relançar o plano original em uma reunião em Riad, ainda em março.
 

Tags:
Edições digital e impressa