Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

União Brasileira de Biodiesel garante que setor já tem produtividade para aumentar adição ao diesel

Sexta, 14 de Maio de 2010 às 06:25, por: CdB

O diretor executivo da União Brasileira do Biodiesel, Sérgio Beltrão, garantiu que o setor já tem capacidade para atender a uma decisão governamental de aumentar de imediato a adição do biodiesel ao óleo diesel mineral, de 5% para 10% (do B5, atualmente em vigência no país, para o B10).

Sergio Beltrão participou nessa quinta-feira, na Confederação Nacional do Comércio, da divulgação do balanço consolidado do setor em 2009.

- Obviamente que, na linha que vem sendo adotada pelo governo desde que o programa foi implantado, o ideal é o gradualismo, ou seja, sem saltos, de forma que a cadeia como um todo se adapte de modo a não produzir nenhum sobressalto no abastecimento nacional. Agora, é fato que nós já teríamos capacidade de produção para atender a uma decisão pelo B10 -, disse.

A expectativa do setor, segundo Beltrão, é que o governo mantenha a trajetória de progressão do percentual de adição:

- Primeiro pulando para o B6, daqui a seis meses o B7 e assim sucessivamente, até atingirmos o B10 em um horizonte de dois anos”.

O diretor informou que a capacidade instalada do país hoje já é de cerca de 5 bilhões de litros/ano, “o que nos permitiria atender a uma decisão até um pouco superior ao B10. Ou seja, a indústria já tem capacidade instalada para atender ao B10”.

Para o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Alan Kardec, que também participou da divulgação do balanço, a ANP ainda não trabalha com essa possibilidade.

- A gente ainda não trabalha com a perspectiva de antecipação da adoção da mistura do biodiesel ao diesel mineral do B5 para o B10. Há aí a questão da qualidade a ser verificada, da consolidação do mercado, dos grandes players (agentes). Nós temos aí um mercado em consolidação e estamos agora apostando é no B20, a ser utilizado nas frotas de ônibus nos estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, os ônibus já rodam com o B20. Em São Paulo, estamos trabalhando para iniciar um grande programa com a adoção também do B20. Então, estamos vendo como o mercado vai se comportando, para depois decidirmos o que fazer.

Tags:
Edições digital e impressa