Um dos integrantes da quadrilha desmontada na segunda-feira (11) pela Operação Tango da Polícia Federal está foragido. O delegado regional de combate ao crime organizado em Porto Alegre, que coordenou a operação, Ildo Gasparetto, disse que está em contato com os advogados do fugitivo. Durante a ação, a Policia Federal prendeu 13 envolvidos na venda de creditos tributários "frios" e lavagem de dinheiro.
A organização atuava em operações no mercado financeiro e com instituições financeiras e também promovia operações ilícitas, com o aval de instituições bancárias, na compra de créditos financeiros - tipo CDBs - pagando ao aplicador um valor superior ao que ele receberia após o recolhimento do Imposto de Renda, assumindo o pagamento do tributo, mas não efetuando o seu recolhimento.
A quadrilha, liderada pelo argentino César De La Cruz Mendonza Arrieta, fraudou cerca R$ 1 bilhão do Fisco, além de fazer movimentações bancárias entre janeiro e julho de 2004 no valor R$ 1,5 bilhão.
- Essa movimentação está sendo investigada. Nós queremos saber de onde saiu esse dinheiro, o que foi feito dele e para onde ele foi - disse Gasparetto.
Um integrante da quadrilha investigada pela Operação Tango está foragido
Terça, 12 de Abril de 2005 às 15:55, por: CdB