Inaugurada no dia 4 de março de 1974, pelo Presidente Emílio Gasrrastazu Médici, a Ponte Rio - Niterói esta completando 34 anos nesta terça-feira. Modernizada com sistemas de controle de tráfego de última geração, e revitalizada com programas de conservação e manutenção que são referência no Brasil e no exterior, a ponte está entre as rodovias mais modernas e seguras do país.
A Ponte Rio - Niterói ainda é uma das maiores do mundo e mantém recordes não superados: a maior ponte do hemisfério sul, a maior estrutura protendida das Américas e o maior vão em viga reta construído pelo homem.
Sua construção levou mais de seis anos e suas pilastras guardam um segredo da época da ditadura militar: o número de funcionários que teriam morrido na obra, assunto considerado de Segurança Nacional.
Na inauguração, o ministro dos Transportes, coronel Mário Andreazza, homem-forte do regime, declarou:
– Ponte é um monumento à Revolução de 1964 e simboliza a decisão do povo brasileiro de vencer todos os obstáculos.;
Com 13 quilômetros de extensão e mais 12 km da malha de acessos, a ponte é a principal ligação da capital fluminense com Niterói, São Gonçalo e o interior do Estado do Rio, sobretudo o pólo turístico da Região dos Lagos. São 135 mil veículos, em média, por dia, transportando mais de 300 mil pessoas.
Construída por um consórcio, administrado pelo Governo federal, a Ponte Presidente Arthur da Costa e Silva é considerada a última grande obra dos regimes militares.
Diariamente, as equipes do SOS Usuário – médico e mecânico – realizam, em média, 140 atendimentos. Para manter a saúde estrutural e melhorar as condições operacionais da Rio - Niterói, a Concessionária Ponte SA vem agregando novas contribuições da engenharia ao monumento.
Recentemente foram inauguradas as novas bases operacionais suspensas, localizadas nas subidas do vão central, nos dois sentidos de direção. As bases suspensas contribuem para tornar mais rápidos os atendimentos e a liberação das pistas pelas equipes do SOS Usuário 24h, na região do vão central, onde ocorre o maior número de acidentes e avarias de veículos na via.
Outra grande obra em andamento é a reforma das defensas junto aos pilares do vão central. Os grandes blocos de concreto, chamados Duques d’Alba, ficam à frente dos pilares da região do vão central, por onde passa o canal de navegação da baía de Guanabara, e servem para proteger a estrutura de um eventual choque de embarcação. Trata-se de uma obra com toda a logística de acesso às estruturas e execução pelo mar.
Graças às melhorias que vem recebendo ao longo dos últimos anos, a Ponte Rio – Niterói completa 34 anos cada vez mais jovem e moderna, pronta para os desafios de trânsito e transporte do Rio de Janeiro no século XXI.