Equipes de resgate localizaram neste domingo o corpo do militar desaparecido após o acidente com uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na região amazônica, informou a FAB. O corpo foi localizado perto do avião, que está submerso a seis metros de profundidade no igarapé Jacurapá, no rio Ituí, disse a FAB em nota. No sábado, as equipes de busca localizaram o corpo de um funcionário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que também estava desaparecido.
Na sexta-feira, índios da tribo Marubo encontraram nove dos 11 passageiros que estavam a bordo da aeronave acidentada. Todos os sobreviventes passam bem. Entre os ocupantes, estavam colaboradores da Funasa designados para uma missão de vacinação do Ministério da Saúde em cerca de 3,7 mil indígenas de aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.
A aeronave, um C-98 Caravan, desapareceu na manhã de quinta-feira enquanto realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). O C-98 Caravan, de fabricação Cessna, é usado para o transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias e tem capacidade para até 14 pessoas. Na FAB, o C-98 Caravan é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio e de transporte aeromédico e no Correio Aéreo Nacional.
Tragédia
O Comando da Aeronáutica confirmou ter localizado na tarde deste sábado o corpo do técnico em enfermagem João de Abreu Filho. Funcionário da Fundação Nacional de Saúde, ele viajava no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que nesta quinta-feira fez um pouso forçado em um igarapé, da Amazônia enquanto voava de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).
Em nota, a Aeronáutica informou que o corpo estava no interior do C-98 Caravan, a cerca de seis metros de profundidade. Procurada pela reportagem, a assessoria da Aeronáutica, em Brasília, disse ainda ainda não ter recebido informações sobre se o corpo já foi resgatado e para onde ele será levado. Os militares continuam procurando pelo suboficial Marcelo dos Santos Dias.
Também em nota, a Funasa manifestou sua solidariedade à família de João de Abreu Filho, informando que vai se responsabilizar tanto pela necrópsia, que será feita em Cruzeiro do Sul, quanto pelo funeral, em Atalaia do Norte (AM).