Rio de Janeiro, 30 de Dezembro de 2025

Última despedida a Helmut Kohl emociona o Parlamento Europeu

Ex-chanceler alemão, Helmut Kohl morreu em 16 de junho, aos 87 anos. Ele foi lembrado em uma cerimônia fúnebre no Parlamento Europeu.

Sábado, 01 de Julho de 2017 às 12:44, por: CdB

Ex-chanceler alemão, Helmut Kohl morreu em 16 de junho, aos 87 anos. Ele foi lembrado em uma cerimônia fúnebre no Parlamento Europeu.

 

Por Redação, com Reuters - de Estrasburgo, França

 

Líderes dos Estados Unidos, Rússia e Europa se reuniram neste sábado para prestar homenagens ao recentemente falecido Helmut Kohl, arquiteto da reunificação alemã e motor da integração europeia.

kohl.jpg
O corpo de Helmut Kohl foi coberto com a bandeira da União Europeia

Ex-chanceler alemão, Helmut Kohl morreu em 16 de junho, aos 87 anos. Ele foi lembrado em uma cerimônia fúnebre no Parlamento Europeu como um europeu dedicado. E que abominava a guerra. Ele recebeu a homenagem de participantes como a chanceler Angela Merkel. E o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Ainda o primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev, o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e outros.

— Helmut Kohl nos deu a chance de nos envolvermos em algo maior que nós mesmos, maior que nossos mandatos e maior que nossas carreiras fugazes — disse Clinton sobre o homem que foi chanceler alemão de 1982 a 1998 e que supervisionou a reunificação alemã em 1990.

Arquiteto

A homenagem de duas horas, em uma cidade que mudou de mãos algumas vezes e agora está na França, simbolizou o papel que Kohl teve na reconciliação entre França e Alemanha, antigos inimigos, enquanto impulsionava a integração europeia.

— Ele foi o arquiteto da ordem mundial — disse Medvedev sobre Kohl.

O líder alemão, habilmente, negociou a reunificação com a Alemanha Oriental comunista com o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev.

— Na Rússia, lembraremos dele como nosso amigo - uma pessoa inteligente e sincera — disse.

Em seguida, o caixão de Kohl foi levado de helicóptero sobre o Reno para sua cidade natal de Ludwigshafen, onde seu corpo foi posteriormente levado em procissão antes de ser transportado por barco para terminar em seu lugar de descanso, em Speyer.

Tags:
Edições digital e impressa