A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começou esta semana uma série de exibições de filmes em diferentes comunidades populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é mobilizar os moradores, estreitar os laços com a comunidade e divulgar as ações que a Universidade vem realizando nesses locais.
Nesta quarta-feira, foi exibido, na comunidade do Complexo da Maré, o filme Quase dois irmãos, de Lucia Murat, e no dia 22 de setembro será a vez do Caju, com o filme Ônibus 174, de José Padilha. Os dois eventos serão abertos ao público e completamente gratuitos.
No Bairro Maré, a UFRJ organiza um Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos. Além disso, oferecemos também à comunidade acesso a um Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC), com atendimento gratuito em direito, psicologia, serviço social e arquitetura. Os moradores da Maré também podem se inscrever num curso gratuito de Informática, pelo nosso Laboratório de Inclusão Digital. Já no Caju, a UFRJ organiza um Pré-Vestibular comunitário, que já atende há mais de 70 pessoas.
Os filmes que serão exibidos foram selecionados em parceria com os projetos para que este espaço seja de integração e também, de debate e reflexão sobre questões que afetam essas comunidades.
Na escolha de que filmes exibir, demos prioridade a produções nacionais que trouxessem uma visão crítica sobre a realidade brasileira e pudessem, com isso, contribuir para o desenvolvimento de um debate sobre a nossa sociedade. Além disso, essas exibições são mais uma contribuição para a difusão do cinema nacional e também um espaço de divulgação de produções comunitárias.
A exibição de filmes nacionais permite que platéia e filme se aproximem no debate de questões comuns que afetam suas comunidades, onde os moradores poderão pensar e repensar o espaço e a realidade onde vivem.
Serviço
Caju
Filme: Ônibus 174
Data: 22/09
Local: Rua Carlos Seidl, nº 1333, na Praça da Ladeira dos Funcionários
Horário: 18h
UFRJ inicia circuito de cinema em comunidades carentes
Quinta, 20 de Setembro de 2007 às 13:24, por: CdB