A Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizará a 24ª edição do Uerj Sem Muros, evento que objetiva apresentar à sociedade toda a produção acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura.
Segunda, 23 de Setembro de 2013 às 10:26, por: CdB
Evento apresenta produção acadêmica de ensino, pesquisa, extensão e cultura
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizará a 24ª edição do Uerj Sem Muros, evento que objetiva apresentar à sociedade toda a produção acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Durante a semana, diversas atrações culturais passarão pelo Teatro Odylo Costa, filho, com abertura do grupo circense Tholl. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de setembro, com entrada franca em toda programação. A distribuição dos convites para a performance inaugural começa no dia 18 de setembro.
Com o espetáculo “Exotique”, o grupo Tholl levará à Uerj, no dia 23, segunda-feira, às 19h, malabaristas, acrobatas, equilibristas e palhaços, em uma apresentação que enaltece a sensualidade da pantomima clown, que privilegia a expressão por meio de gestos. O figurino é inspirado em países variados e as coreografias advêm de diferentes estilos de dança. Como o próprio nome da exibição sugere, o grupo se propõe a trazer um universo exótico, onde a audácia está presente em todos os seus elementos.
Na terça-feira, 24, às 19h, no foyer do Teatro, o grupo vocal-instrumental Música Surda realizará seu recital. O grupo, fundado em 2001, elabora canções a partir da poesia de autores novos ou consagrados da língua portuguesa. O nome Música Surda faz referência ao poema homônimo de Dante Milano, aludindo a um retorno da poesia na música brasileira.
A Cia. Teatral Nosconosco será a atração seguinte a se apresentar, no dia 25, quarta-feira, às 15h. O grupo, ligado a um projeto que busca adaptar textos clássicos da dramaturgia adulta para a linguagem infantil, levará “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, ao palco. A companhia, fundada em 1989, surgiu a partir de um curso de extensão da Universidade, oferecido aos alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ) e à comunidade em geral.
Comemorando 10 anos em 2013, o grupo Ah! Banda, oriundo do projeto Juventude, prática musical e expressão: vivendo e criando música com jovens, também relacionado ao CAp Uerj, promoverá o show de lançamento do Caderno de Estudos e DVD ao vivo “Brasileiríssimo”, na quinta-feira, dia 26, às 15h. A apresentação homenageia importantes compositores do cenário da música nacional entre os anos de 1900 e 1950, com um repertório que inclui Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi, entre outros.
O encerramento da semana de atividades, na sexta-feira, dia 27, às 19h, será com o espetáculo de dança “A deusa da passarela e suas magias, a história da Beija-flor”, que conta a história da escola de samba Beija-Flor através dos enredos que lhe deram a vitória nos desfiles do carnaval carioca. A distribuição de ingressos começará uma hora antes do espetáculo, que contará com abertura do grupo musical BlackSoulFrevo, formado por alunos da UERJ e da UNIRIO.
Nos horários das apresentações culturais no Teatro Odylo Costa, filho, serão aceitas doações de alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou em perfeitas condições de uso, destinadas ao Voluntariado do HUPE.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.