A Comissão Européia (CE), o braço executivo da União Européia (UE), lamentou, nesta quinta-feira, a descoberta na Holanda de um doente com a variante humana do mal da vaca louca, mas "infelizmente isso não é uma surpresa", informou, o porta-voz de Saúde do bloco, Philip Todd.
Todd afirmou que as autoridades holandesas notificaram a CE que em Utrecht um paciente tem um variante da doença Creutzfeldt-Jakob, que é a variante humana do mal da vaca louca.
O Ministério da Saúde da Holanda acredita que a doença pode ter origem na carne de gado.
O porta-voz afirmou que este caso, o primeiro na Holanda, "não é uma surpresa, lamentavelmente".
Todd garantiu que a descoberta do caso não implicará mudanças na política da UE, pois já há regulamentos em andamento para evitar a propagação da doença.
O porta-voz acrescentou que embora continuem aparecendo animais afetados pelo mal da vaca louca, nos últimos três anos diminuiu em 35% o número de animais infectados.
A CE está trabalhando em uma nova estratégia, que apresentará a partir de junho, para manter "um alto nível de proteção" e de controle contra o mal da vaca louca, segundo Todd.
A Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu (PE) aprovou nesta semana que a CE prorrogue até 2007 a atual regulamentação da UE para evitar a doença.
UE não se surpreende com caso da vaca louca na Holanda
Quinta, 21 de Abril de 2005 às 14:06, por: CdB