Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2026

UE diz que incidente entre Espanha e Venezuela não afetam Mercosul

Segunda, 12 de Novembro de 2007 às 10:51, por: CdB

A União Européia descartou nesta segunda-feira que o incidente ocorrido durante a Cúpula Ibero-Americana entre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e a delegação espanhola possa afetar as negociações para a obtenção de acordos de associação com o Mercosul e a América Central.

Ao ser perguntada sobre uma possível repercussão negativa do confronto, a porta-voz de Assuntos Exteriores do Executivo da União Européia, Christiane Hohmann, lembrou que as conversas sobre os acordos bilaterais "estão em andamento".

Ela ressaltou que o ocorrido em Santiago, capital do Chile, "não tem efeitos na posição européia nem nas negociações".

As conversas com o Mercosul --Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em processo de adesão-- começaram em 1999, mas se encontram estagnadas devido às divergências entre os negociadores.

Após uma primeira fase de diálogo realizada em San José, em outubro, a negociação entre a UE e os países da América Central --Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, em qualidade de observador-- será retomada em fevereiro. A UE também abriu este ano negociações com os países da Comunidade Andina de Nações, composta por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Tags:
Edições digital e impressa