Depois do sinal verde dado pela Grã-Bretanha e pela Suécia, a União Européia (UE), na segunda-feira, chegou mais perto de retomar as negociações com a Rússia sobre um acordo de parceria.
A decisão desses dois países, surgida depois de a Lituânia e a Polônia terem reconhecido estarem incapacitadas de bloquear a manobra, aumentou a probabilidade de que uma cúpula UE-Rússia marcada para a próxima sexta-feira autorize a retomada das negociações paralisadas pelo bloco europeu em setembro, depois da guerra entre a Rússia e a Geórgia.
Os países-membros da UE debatem a questão há semanas. A Grã-Bretanha e a Suécia integravam o grupo minoritário de nações contrárias à retomada do processo sobre esse pacto fundamental.
– Manter uma relação com a Rússia segundo certos parâmetros é a melhor opção para a UE – disse o chefe da área de política externa do bloco, Javier Solana, a ministros de Relações Exteriores reunidos em Bruxelas para discutir o assunto.
Os ministros da Grã-Bretanha e da Suécia afirmaram serem favoráveis a uma retomada capaz de beneficiar o bloco, formado por 27 países.
– Nós não estamos virando a página a respeito do conflito na Geórgia – disseram o britânico David Miliband e o sueco Carl Bildt, em um comunicado, acrescentando que pedirão a suas contrapartes na UE que a relação entre o bloco e a Rússia sofra revisões esporadicamente.
– Não se trata de fazer a UE recompensar alguém por mau comportamento. O que estamos vendo é uma certa movimentação da parte dos russos, uma movimentação significativa, no sentido de haver uma retirada completa – disse Miliband sobre os termos de um acordo de paz fixado para colocar fim ao conflito em torno das regiões georgianas separatistas Ossétia do Sul e Abkházia.
O pacto UE-Rússia trata dos laços políticos, comerciais e econômicos entre o bloco e seu maior fornecedor de combustível. O governo russo vem sem mostrando bem menos entusiasmado com o pacto do que os europeus, argumentando preferir negociar com os países da UE individualmente.
No entanto, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, recebeu com satisfação os sinais de que o bloco europeu deseja normalizar suas relações com a Rússia.
– Nós manifestamos nosso desejo de virar a página e de intensificar as atividades mútuas – afirmou o ministro em uma entrevista concedida ao jornal finlandês Helsingen Sanomat e divulgada pela chancelaria russa na segunda-feira.
– Nós desejamos uma relação duradoura, estável e próxima com a UE na qualidade de parceiro estratégico – disse Lavrov.
– Do nosso lado, não há obstáculos para complementarmos o desenvolvimento (dos laços) em todas as esferas – completou.
UE aproxima-se de retomar negociações sobre parceria com Rússia
Segunda, 10 de Novembro de 2008 às 10:15, por: CdB