Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

UE ajuda área turca de Chipre

Segunda, 26 de Abril de 2004 às 21:34, por: CdB

A Europa premiará a área turca de Chipre que no último sábado votou a favor do plano da ONU para reunificar a ilha, diferentemente dos greco-cipriotas, que rejeitaram o projeto no referendo.

Os ministros das Relações Exteriores dos 15 países da União Européia - que será ampliada no sábado com a inclusão de dez novos integrantes, entre eles Chipre - decidiram hoje pôr um fim ao isolamento da comunidade turco-cipriota, apoiando o projeto de repassar à região 259 milhões de euros para favorecer seu desenvolvimento.

Além disso, os chanceleres decidiram também promover mudanças legais para que a chamada linha verde, que separa os turco-cipriotas dos greco-cipriotas, seja flexibilizada para permitir a venda de produtos da primeira comunidade na UE.

Ao votarem contra o plano da ONU, os greco-cipriotas inviabilizaram a possibilidade de a ilha entrar inteira no bloco europeu. Apenas a parte sul da ilha, rica e controlada pelos gregos, fará parte da UE. Segundo os chanceleres europeus, 'os turco-cipriotas não podem ser castigados' pelo resultado.
 

Tags:
Edições digital e impressa