Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

U2 e Pretenders vão entrar para o Hall da Fama do Rock an Roll

Arquivado em:
Terça, 14 de Dezembro de 2004 às 17:53, por: CdB

Eles podem já ser a maior banda do mundo, mas, de qualquer maneira, os roqueiros irlandeses do U2 vão somar mais uma honra a sua longa lista, juntando-se a outros nomes legendários no Hall da Fama do Rock and Roll em 2005. A informação foi anunciada pelos organizadores do Hall.

A Fundação Hall da Fama do Rock and Roll anunciou que a banda The Pretenders, os veteranos do soul Percy Sledge e The O'Jays e o guitarrista de blues Buddy Guy também terão seus nomes incluídos no Hall na 20a. cerimônia anual da organização, que vai culminar com um show de grandes nomes que marcado para 14 de março em Nova York.

Os indicados para inclusão, que precisam ter um histórico de gravações de pelo menos 25 anos, são escolhidos por um grupo de especialistas da indústria musical. A maioria dos artistas e grupos merecedores da honra já foi incluída, se bem que alguns observadores critiquem a ausência de grupos influentes como Sex Pistols, Black Sabbath e Lynyrd Skynyrd.

Tanto o U2 quanto o The Pretenders foram formados após a explosão do punk rock do final dos anos 1970. Os O'Jays surgiram em 1958 e dominaram o cenário do soul na década de 1970 com sucessos como Love Train e I Love Music (Part 1).

Percy Sledge lançou seu maior sucesso, When a Man Loves A Woman, em 1966, e Buddy Guy mantém vivo o som do blues de Chicago desde o final dos anos 1960.

O U2 vai receber a homenagem pouco depois de iniciar sua próxima turnê mundial, em 1o. de março, na Flórida. A banda recentemente lançou seu "How to Dismantle an Atomic Bomb", álbum intensamente divulgado que liderou paradas em todo o mundo e, na semana passada, recebeu três indicações ao Grammy.

Fundado em 1978 em Dublin, o U2 ganhou fama em pouco tempo por suas canções politizadas, como Sunday Bloody Sunday.

A banda se consolidou em 1987 com o álbum The Joshua Tree, que recebeu o Grammy de álbum do ano. Desde então, seus álbuns e suas turnês viraram eventos grandiosos. Mesmo assim, o vocalista Bono tem continuado a encontrar tempo para fazer lobby em defesa de diversas causas, entre elas a da redução da dívida do terceiro mundo.

A composição da banda não mudou ao longo dos anos e inclui, além de Bono, o guitarrista The Edge (cujo nome de batismo é Dave Evans), o baterista Larry Mullen Jr. e o baixista Adam Clayton, todos os quais continuam a viver na Irlanda.

The Pretenders --essencialmente um veículo para a cantora e guitarrista Chrissie Hynde, nascida em Akron, Ohio, mas residente em Londres há anos -- ganhou fama em 1980 com o sucesso Brass in Pocket.

Ex-jornalista especializada em música, influenciada pelos Rolling Stones, pelo Kinks e pelo guitarrista Jeff Beck, ela criou uma personagem forte sobre o palco, fundindo ideais feministas com hard rock.

A banda teve sucessos importantes com canções como Back on the Chain Gang, Don't Get Me Wrong e My City Was Gone, esta última uma ode triste à cidade natal de Chrissie.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo