O Twitter Lite funciona através de um navegador web, não um aplicativo de telefone autônomo, mas sua aparência e funcionalidade são quase idênticas
Por Redação, com Reuters - de São Francisco:
O Twitter lançou uma versão mais rápida do seu serviço para dispositivos móveis, dirigida a pessoas com conexões esporádicas ou com pacotes menores de dados em seus planos de smartphones, na esperança de captar usuários em mercados emergentes.
A empresa chama a versão de Twitter Lite e será destinada em grande parte aos usuários fora dos Estados Unidos. O Twitter Lite funciona através de um navegador web. Não um aplicativo de telefone autônomo. Mas sua aparência e funcionalidade são quase idênticas ao que os usuários do aplicativo experimentam. De acordo com uma visualização mostrada à agência inglesa de notícias Reuters.
O lançamento vem na esteira de produtos similares de outras empresas de tecnologia dos EUA. O Facebook lançou o Facebook Lite em 2015.
O Twitter, com sede em São Francisco, está atrás dessas empresas na construção de uma base de usuários. Ele tinha 319 milhões de usuários ativos médios mensais no final do ano passado. Um aumento de 4 por cento ano-a-ano, mas ainda uma fração dos 1,9 bilhão de usuários do Facebook.
Youtube
O Google, da Alphabet Inc, anunciou na noite de terça-feira que lançará um aplicativo móvel para o YouTube projetado para a Índia. Impulsionando a presença da empresa de busca em um mercado emergente com acesso à Internet irregular.
O Google tem conduzido testes extensivos na Índia do YouTube Go. Permite aos usuários gravar vídeos para assistir off-line e monitorar seu uso de dados.
Uma versão beta do aplicativo foi lançada na Google Play Store na Índia e será lançada em outros mercados emergentes mais tarde. Disseram executivos da empresa em uma entrevista na noite de terça-feira.
Os analistas preveem um aumento no consumo de vídeo na Índia. Desde que a Reliance Jio, a unidade de telecomunicações da Reliance Industries Ltd. Deu uma virada na indústria no ano passado ao lançar planos de dados baratos que estimularam os rivais a baixarem os preços.
O Vale do Silício tem considerado a Índia, com sua população de 1,3 bilhão de pessoas e conectividade pobre, como um lugar privilegiado para testar produtos para mercados emergentes.
Os executivos do YouTube disseram que tentaram construir um produto para usuários indianos do zero, em vez de lançar uma versão simplificada do seu aplicativo principal.
Devido à frustração em tentar carregar vídeos usando uma internet com velocidade lenta, a equipe do YouTube tinha contemplado mostrar aos usuários uma série de imagens de um vídeo com áudio, como uma apresentação de slides. Mas os consumidores indianos reagiram mal ao recurso.
O design final ajuda os usuários a descobrir vídeos que estão em alta em sua região, minimizando o uso de dados. Os usuários podem visualizar vídeos antes de assistir para garantir que é o que eles querem.