A rede de TV NBC-Telemundo (Canal 52 nos EUA) anunciou nesta sexta-feira a suspensão temporária da apresentadora e repórter Mirthala Salinas, enquanto investiga se a jornalista violou normas éticas ao manter um relacionamento com o prefeito de Los Angeles, enquanto era responsável pela cobertura da Prefeitura.
- Como afirmamos, temos um compromisso com a excelência jornalística - afirmou Manuel Abud, gerente geral da rede de Los Angeles, em comunicado. - Devido à seriedade das alegações, decidimos promover uma investigação interna das decisões e eventos. Enquanto isso, Salinas foi suspensa de suas tarefas - acrescentou.
O prefeito, Antonio Villaraigosa, assumiu publicamente a relação com a jornalista.
- É verdade que tenho uma relação com Mirthala Salinas. Como disse, assumo total responsabilidade pelas minhas ações. Mas peço ao povo que respeite a privacidade da minha família - afirmou o prefeito, em comunicado enviado ao jornal Daily News, na segunda-feira.
Em 11 de junho, anunciou em entrevista coletiva que se separaria de sua mulher, após 20 anos de casamento. No dia seguinte, Corina Villaraigosa apresentou a ação de divórcio.
- Manteremos o respeito à privacidade pessoal e aos padrões jornalísticos - prometeu Abud.
Há 11 meses Salinas deixou de cobrir eventos políticos, segundo a rede.
Na terça-feira, Salinas afirmou que primeiro conheceu o prefeito "em um nível profissional", e que depois os dois se tornaram "amigos".