O Brasil terá neste ano sete representantes na final do Emmy Internacional, o "Oscar B" da televisão mundial. A TV Globo emplacou cinco indicações, também recorde da emissora.
A emissora carioca irá disputar o Emmy Internacional de "programas de arte", com Por Toda a Minha Vida - Elis Regina; de melhor ator, com Lázaro Ramos (por Cobras & Lagartos); melhor atriz, com Lilia Cabral (por Páginas da Vida); melhor comédia, com Os Amadores; e melhor filme para TV/minissérie, com Antonia.
Representarão o Brasil ainda Mothern, produção da Mixer para o GNT, na categoria série dramática, e O Menino Maluquinho, da TVE, em programa infantil.
É a primeira vez que o país tem sete finalistas. O Brasil só não está concorrendo em duas categorias (reality show e documentário).
O Brasil/TV Globo não ganha Emmy desde o início da década de 80. Ganhar um Emmy é atualmente uma das obsessões da Globo (a emissora também patrocina a festa).
Os finalistas do Emmy Internacional artístico foram divulgados no domingo, em Cannes, na MipCom, uma das maiores feiras de TV do mundo. A final será dia 19 de novembro, no Hilton hotel de Nova York.
O Emmy artístico terá representantes de 16 países. O principal concorrente do Brasil é o Reino Unido (tradicional maior vencedor da premiação), que neste ano tem oito indicados.