O presidente cubano, Fidel Castro, concedeu sua primeira entrevista desde que passou o poder para seu irmão, Raul, há dez meses por problemas de saúde.
Em uma conversa gravada na segunda-feira, com cerca de uma hora de duração, Fidel aparece relativamente bem de saúde, vestindo um abrigo de ginástica.
O líder cubano não fala, no entanto, sobre quando deverá reassumir suas funções no governo.
Ele comenta um encontro que teve no sábado passado com o líder do partido comunista do Vietnã, Nong Duc Manh.
"Está se acelerando o processo de desenvolvimento do Vietnã e eu aprecio muito a visita. Tenho que conversar com ele sobre muitos temas", disse Fidel.
A entrevista do presidente cubano ao jornalista Randy Alonso foi ao ar no programa Mesa Redonda, da TV estatal cubana.
Apesar da divulgação recente de fotos e vídeos de Fidel, o líder cubano de 80 anos não é visto em público desde 26 de julho do ano passado, poucos dias antes de deixar o cargo para se submeter a uma cirurgia.
O presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Ricardo Alarcón, em entrevista à rede de TV americana CNN na sexta-feira passada, disse que o líder cubano Fidel Castro está praticamente recuperado.
"O pior já passou", disse Alarcón, lembrando que Fidel teve de ser submetido a diversas cirurgias, incluindo uma descrita por ele como "muito delicada".
Agora, afirmou Alarcón, o risco já passou. Segundo ele, o presidente cubano está lendo e escrevendo bastante. Alarcón não disse, no entanto, quando Fidel deverá retornar ao poder.
Em Cuba, a saúde de Fidel é tratada como segredo de Estado. Durante esse período de recuperação, o presidente já apareceu algumas vezes em fotos e em seis vídeos, o mais recente no final de janeiro.
Autoridades em Cuba dizem que é apenas uma questão de tempo até que Fidel retome suas funções completamente.