Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026

TV cubana exibe entrevista com Fidel Castro

Líder cubano concedeu sua primeira entrevista desde que passou o poder para seu irmão, Raul, há dez meses por problemas de saúde. Gravada na segunda-feira, a conversa tem cerca de uma hora de duração. (Leia Mais)

Quarta, 06 de Junho de 2007 às 09:02, por: CdB

O presidente cubano, Fidel Castro, concedeu sua primeira entrevista desde que passou o poder para seu irmão, Raul, há dez meses por problemas de saúde.

Em uma conversa gravada na segunda-feira, com cerca de uma hora de duração, Fidel aparece relativamente bem de saúde, vestindo um abrigo de ginástica.

O líder cubano não fala, no entanto, sobre quando deverá reassumir suas funções no governo.

Ele comenta um encontro que teve no sábado passado com o líder do partido comunista do Vietnã, Nong Duc Manh.

"Está se acelerando o processo de desenvolvimento do Vietnã e eu aprecio muito a visita. Tenho que conversar com ele sobre muitos temas", disse Fidel.

A entrevista do presidente cubano ao jornalista Randy Alonso foi ao ar no programa Mesa Redonda, da TV estatal cubana.

Apesar da divulgação recente de fotos e vídeos de Fidel, o líder cubano de 80 anos não é visto em público desde 26 de julho do ano passado, poucos dias antes de deixar o cargo para se submeter a uma cirurgia.

O presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Ricardo Alarcón, em entrevista à rede de TV americana CNN na sexta-feira passada, disse que o líder cubano Fidel Castro está praticamente recuperado.

"O pior já passou", disse Alarcón, lembrando que Fidel teve de ser submetido a diversas cirurgias, incluindo uma descrita por ele como "muito delicada".

Agora, afirmou Alarcón, o risco já passou. Segundo ele, o presidente cubano está lendo e escrevendo bastante. Alarcón não disse, no entanto, quando Fidel deverá retornar ao poder.

Em Cuba, a saúde de Fidel é tratada como segredo de Estado. Durante esse período de recuperação, o presidente já apareceu algumas vezes em fotos e em seis vídeos, o mais recente no final de janeiro.

Autoridades em Cuba dizem que é apenas uma questão de tempo até que Fidel retome suas funções completamente.

Tags:
Edições digital e impressa