O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira acreditar que seu país poderia, já em março próximo, dar início a negociações para ingressar na União Européia (UE).
"Essa é nossa previsão, é nosso desejo: as negociações começarão em março de 2005", afirmou Erdogan em uma entrevista coletiva realizada em Bruxelas, onde participa de uma cúpula com líderes do bloco.
Os dirigentes dos países-membro da UE devem decidir em dezembro, com base em um relatório da Comissão Européia (poder Executivo da entidade), sobre se a Turquia havia avançado o suficiente na área dos direitos humanos e das liberdades políticas para dar início às negociações.
Se for dada a luz verde, prevê-se que o bloco e o governo turco precisarão de algum tempo para montar suas equipes de negociadores antes de começarem os contatos oficiais. Prevê-se ainda que esse processo de negociação se arrastará por vários anos.
"A Turquia agora está muito perto de atingir o critério econômico (para ingressar na UE)", disse Erdogan, referindo-se à relativa estabilidade do país, incluindo aí o controle de uma inflação crônica.
Erdogan foi elogiado por dirigentes do bloco depois de adotar várias reformas políticas e legais que, segundo diplomatas, aumentaram as chances da Turquia de dar início às negociações com a UE. Mas ainda restam dúvidas sobre a admissão de um país muçulmano de 70 milhões de habitantes.
O dirigente turco também acusou a entidade de não se empenhar o suficiente para colocar fim ao isolamento econômico dos turco-cipriotas.
A UE prometeu levantar todas as restrições impostas à comunidade turca de Chipre. A comunidade grega do país, que ingressou no bloco europeu em 1o de maio como único representante legal da ilha, rejeitou o plano de reunificação aprovado pelos turcos.