Durante o carnaval o Estado do Rio vai receber cerca de 25 mil turistas pelo mar, segundo dados da Píer Mauá, empresa que administra a chegada de passageiros de transatlânticos. Deste sábado a terça-feira 12 navios chegam ao Rio de Janeiro, com sete atracando amanhã. Os cálculos da empresa prevêem injeção de R$7,5 milhões na economia fluminense no período carnavalesco.
A notícia foi recebida com otimismo pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes. Empenhado em fortalecer o setor de turismo no estado, o secretário afirmou que os números registrados incentivam mais ações de divulgação e fomento do setor turístico.
- A injeção de dinheiro na economia com a chegada de estrangeiros não irá beneficiar apenas a rede hoteleira e o comércio no município carioca. Espera-se que os turistas visitem outros municípios fluminenses, como Angra dos Reis, Búzios e Cabo Frio - disse, destacando que a rede hoteleira espera ocupação de mais de 90% nos hotéis credenciados.
Terça-feira, reunião com autoridades federais, estaduais e municipais definiu ações de apoio que incluem medidas de segurança e fiscalização de camelôs não registrados no entorno da região portuária, bem como nos principais pontos turísticos da cidade. Operação foi programada para atender o fluxo de navios aportados.
O encontro teve a participação da Turisrio, Riotur, Guarda Municipal, BPTUR, Agentes Marítimos, Agentes de Turismo Receptivo, Polícia Federal, Receita Federal (Alfândega), operadores de táxis e lojistas credenciados.