O tufão Sepat atingiu as Filipinas e Taiwan nesta sexta-feira, causando inundações e forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas para saírem em busca de locais mais seguros.
O olho do tufão de categoria 5 estava localizado a 320 km da costa de Taiwan, com ventos de até 114 km/h.
- Já há ventos fortes atingindo a costa e causando perigo - disse Fei Yu, moradora do Condado de Taitung. - Muitos estão se preparando para deixar suas casas.
Sepat provavelmente atingirá as cidades de Kaohsiung e Taichung, ambas com 1 milhão de habitantes, na manhã deste sábado, e em seguida seguirá para a costa da China, de acordo com meteorologistas. A Província de Fujian aguarda para amanhã a chegada do tufão.
Fortes chuvas continuam a atingir a região de Manila, nas Filipinas. A capital ficou praticamente debaixo d'água há dois dias, após a chegada de Sepat na região.
Na cidade de Kaohsiung (sul), 16 vôos domésticos e internacionais tiveram de ser cancelados.
Em Taiwan, todos os vôos do aeroporto doméstico de Taipé foram suspensos.
O aeroporto internacional de Taoyuan, perto de Taipé, também teve vôos cancelados.
Escolas continuaram fechadas na capital e no norte do país, e o governo suspendeu os trabalhos em escritórios públicos. Algumas áreas da cidade ficaram totalmente inundadas.
A cidade ficou sem energia elétrica devido aos fortes chuvas e ventos. Na Província de Rizal autoridades alertaram a população a deixar as áreas que possuem risco de deslizamentos.
Tufões, que ganham força nas águas quentes do sul do Pacífico e do sul do mar da China, costumam atingir as Filipinas, o Japão, a China, Taiwan e Hong Kong durante o verão.