Rio de Janeiro, 31 de Outubro de 2026

TSE já recebeu 1.773 pedidos de perda de mandato de infiéis

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até a noite desta sexta-feira havia recebido 1.773 pedidos de partidos para a retomada dos mandatos dos parlamentares que abandonaram as legendas, os chamados infiéis. (Leia Mais)

Sábado, 01 de Dezembro de 2007 às 08:37, por: CdB

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até a noite desta sexta-feira havia recebido 1.773 pedidos de partidos para a retomada dos mandatos dos parlamentares que abandonaram as legendas, os chamados infiéis.

O número de pedidos é referente a 18 estados e, segundo o TSE, pode aumentar, porque nem todos os tribunais regionais concluíram as autuações dos processos ajuizados até a noite desta quinta-feira.

A fidelidade partidária definida em outubro pelo TSE na Resolução nº 22.610, estabeleceu prazo até ontem para a apresentação dos pedidos de decretação de perda de cargo eletivo por partidos políticos para os parlamentares que haviam trocado de legenda.

A partir desta sexta-feira, segundo o TSE, será contado o prazo de 30 dias para apresentação dos pedidos pelo Ministério Público Eleitoral ou por pessoa que tenha interesse jurídico. O tribunal lembrou, em nota, que as hipóteses de "justa causa" previstas na resolução são "incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação pessoal".

O maior número de pedidos é do estado de São Paulo ((304) e o menor, do Acre (dois).

Tags:
Edições digital e impressa