A retirada das tropas espanholas do Iraque já começou e terminará com rapidez, disse nesta segunda-feira o ministro da Defesa do país europeu, José Bono, que evitou dar mais detalhes sobre a questão por razões de segurança.
Ele comentou, em entrevista coletiva concedida após uma reunião de gabinete, que a medida fortalece a democracia porque a guerra não teve a legitimidade concedida pela ONU e foi baseada em causas absolutamente falsas, como a suposta existência de armas de destruição em massa no país árabe.
Ele não deixou claro, no entanto, se queria dizer que as tropas espanholas já estavam começando a sair do Iraque ou se Zapatero havia iniciado o processo ao ordenar que as tropas deixem o país o mais rápido possível.
Questionado se seria razoável supor a retirada das tropas em um período de seis a oito semanas, Bono disse: "Será mais rápido que isso''. O ministro se recusou, porém, a dizer em que data os soldados espanhóis deixarão o Iraque, alegando razões de segurança.