Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 2026

Tropas americanas vão continuar no Iraque

O general americano Mark Kimmitt, porta-voz das Forças de Coalizão no Iraque, informou nesta segunda-feira que as tropas dos EUA continuarão suas operações no país para combater o terrorismo. (Leia Mais)

Segunda, 28 de Junho de 2004 às 06:36, por: CdB

O general americano Mark Kimmitt, porta-voz das Forças de Coalizão no Iraque, informou nesta segunda-feira que as tropas dos EUA continuarão suas operações no país para combater o terrorismo.

A afirmação de Kimmitt foi feita horas depois de o chefe da Autoridade Provisória da Coalizão, o americano Paul Bremer, entregar o poder ao Governo Interino do primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, dois dias antes do previsto.

- Nossas forças continuarão suas ofensivas militares em cooperação com as tropas iraquianas para propiciar um ambiente de segurança - disse Kimmitt, referindo-se ao governo de Allawi, que não terá autoridade sobre as atividades militares, de segurança e de inteligência.

O general americano acrescentou que "de agora em diante, os iraquianos compartilharão conosco as informações de inteligência e participarão de operações junto com nossas tropas".

Em abril passado, unidades do novo Exército iraquiano, criado pelos EUA, se negaram a participar ao lado de fuzileiros navais dos EUA da luta contra a resistência iraquiana em Falluja, a oeste de Bagdá. A negativa foi considerada uma rebelião por parte do alto comando do Exército americano, que mantiveram os militares iraquianos presos em seu regimento por vários dias.

Tags:
Edições digital e impressa