Forças paquistanesas recuperaram nesta segunda-feira uma academia de polícia que havia sido invadida por militantes islâmicos que mataram oito cadetes e feriram vários outros antes de se esconderem durante horas no local.
– A operação acabou. Quatro terroristas foram mortos e três ficaram feridos – disse à Reuters o secretário do Ministério do Interior, Kamal Shah. Segundo ele, 89 policiais ficaram feridos.
O chefe de polícia da província do Punjab, Khawaja Khalid Farooq, disse que pelo menos oito recrutas foram mortos. No entanto, teme-se que haja muitas outras vítimas, pois havia cerca de 900 cadetes no local na hora do ataque.
Três militantes explodiram-se no final do incidente, e a tropa especial resgatou dez policiais que estavam como reféns.
As TVs mostraram policiais agradecendo a Deus, fazendo sinais de vitória com os dedos, e disparando suas armas para cima para celebrar a retomada da academia de polícia, após um intenso tiroteio.
A militância islâmica está muito ativa no Paquistão nos últimos anos, o que foi uma das razões que levaram o governo norte-americano a anunciar na semana passada uma nova estratégia destinada a derrotar os grupos Al Qaeda e Talebã nesse país e no vizinho Afeganistão.
O cerco em Lahore começou por volta de 7h30 (23h30 de domingo em Brasília), quando de oito a dez militantes atacaram recrutas que faziam um treinamento regular no pátio. Em seguida, eles ocuparam o prédio principal.
Um policial contou que, apesar de ferido, conseguiu fugir quando os agressores entraram numa sala atirando indiscriminadamente.
– Saltei do segundo andar. Havia cadáveres por todo lado – disse.
Pouco antes das 16h (8h em Brasília), as tropas especiais lançaram um ataque para retomar o prédio, segundo o general Shafqaat Ali, que a descreveu como sendo uma operação conjunta do Exército e de esquadrões especiais paramilitares e da polícia.
Durante o cerco, atiradores de elite da polícia fizeram disparos a partir de telhados de prédios próximos, enquanto os militantes reagiam com tiros e granadas, chegando inclusive a obrigar ao recuo de um veículo blindado.
Antes do desenlace, o chefe de polícia dissera que um dos supostos agressores havia sido preso. As TVs mostraram policias chutando um homem barbado no chão, antes de levá-lo embora diante de um grupo de jornalistas.
Tropa especial mata militante e encerra cerco no Paquistão
Segunda, 30 de Março de 2009 às 08:08, por: CdB