Rio de Janeiro, 05 de Novembro de 2026

Tribunal da Noruega decide hoje se assassino confesso de 77 pessoas deve ser mantido preso

Segunda, 19 de Setembro de 2011 às 01:43, por: CdB

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O Tribunal de Oslo, na Noruega, julga hoje (19) a manutenção da prisão preventiva de Anders Behring Breivik, de 32 anos, que confessou ser o responsável pelos ataques que causaram a morte de 77 pessoas no país em 22 de julho. Na semana passada, a polícia norueguesa divulgou imagens que mostram Breivik se preparando para os atos.

Nas imagens, Breivik aparece usando roupas e equipamentos policiais, como capacete e armas. Ele foi flagrado, na capital norueguesa, por câmeras instaladas próximas ao local onde explodiu um carro-bomba, na rua onde estão a sede do governo federal, os ministérios das Finanças e do Petróleo.

Depois da  explosão em Oslo,  Breivik se dirigiu à Ilha de Utoya, onde atirou e matou 69 pessoas que participavam de um encontro de verão da Juventude Trabalhista. Pelas investigações policiais, Breivik mantinha ligações com a extrema-direita e chegou a escrever em um manifesto contra o multiculturalismo ocidental.

Breivik está agora preso enquanto aguarda julgamento em uma penitenciária considerada modelo internacional. O norueguês confessou os atentados, mas nega serem criminoso. Segundo ele, os atos foram cometidos na tentativa de proteger e salvar a Noruega e a Europa.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto

Tags:
Edições digital e impressa