Três dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra quatro ex-diretores do Banco Rural acusados de participação no esquema do mensalão. O STF suspendeu a sessão às 18h15 desta quinta-feira e retoma o julgamento na sexta-feira.
Para o ministro Joaquim Barbosa, relator do inquérito, a ex-presidente do banco Kátia Rabello, os ex-vice-presidentes José Roberto Salgado e Ayanna Tenório e o ex-diretor Vinícius Samarane devem ser processados pelo crime de gestão fraudulenta de instituição financeira.
O ministro Marco Aurélio Mello votou de acordo com o ministro relator, no entanto, deixou em aberto o tipo de crime pelo qual eles devem ser processados, se gestão fraudulenta ou gestão temerária.
O ministro Cezar Peluso deu seu voto, acompanhando o relator do inquérito, e acolheu a denúncia contra os quatro ex-dirigentes do Banco Rural.
— Não vejo neste caso necessidade de individualizar condutas. O que importa é que fatos globais implicam na acusação de gestão fraudulenta —, disse Peluso.
Três ministros do STF aceitam denúncia contra ex-diretores do Banco Rural
Quinta, 23 de Agosto de 2007 às 15:57, por: CdB