A Defensoria Pública do Estado vai prestar assistência jurídica às vítimas do acidente ferroviário ocorrido em Austin, na Baixada Fluminense. O defensor público geral, José Raimundo Batista Moreira, criou um grupo de trabalho que reúne defensores públicos dos núcleos de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor para atuar no caso. O atendimento especial inicia nesta terça-feira nos municípios do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu.
Para agilizar o trabalho, os funcionários da recém-criada Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria Pública farão o cadastro daqueles que quiserem acionar judicialmente a Super Via. Eles também vão informar sobre a documentação necessária para entrar com a ação e os locais de atendimento.
Os defensores públicos do grupo extraordinário fizeram nesta segunda-feira o treinamento da equipe do CRC e criaram um formulário próprio para o serviço. O contato com a CRC pode ser feito pelo telefone 0800 285 2279, das 8h às 20h. A ligação é gratuita.
O Núcleo de Defesa do Consumidor, que fica na avenida Presidente Vargas, 670, 10º andar, centralizará na capital o atendimento às vítimas e familiares do acidente. Em Nova Iguaçu, o defensor público e coordenador da defensoria na Baixada Fluminense, Carlos Alberto Dourado, estará à disposição dos interessados no fórum de Nova Iguaçu, que fica na rua Bernardino de Melo, s/nº. O horário de atendimento será o mesmo nos dois locais, das 14 às 17h.