O tremor e posterior maremoto de 26 de dezembro que teve seu epicentro em frente ao litoral noroeste da ilha de Sumatra, movimentou 18 centímetros para o oeste a península de Malaca, informam, nesta sexta-feira, meios de comunicação locais.
A pesquisa, feita por cientistas da Faculdade de Engenharia, Ciência e Geologia da Universidade Tecnológica da Malásia (UTM), demonstra que no dia 26 ocorreu um movimento de 18 centímetros no norte da península.
A equipe, liderada pelos professores Abdul Majid Kadir, Shahrum Ses e Kamaludin Omar, contou com a participação de membros do Departamento Nacional de Estudos Cartográficos.
Para o estudo foi usado o Sistema de Posicionamento Global (GPS), que mediu a posição dos 17 pontos estratégicos situados na península de Malaca antes e depois do cataclismo de 26 de dezembro.
Shahrum explicou que os sensores situados nos estados malaios da ilha de Bornéu, Sabah e Sarawak não mostraram nenhum tipo de movimento.
O Ministério da Marinha malaio já fez um estudo de profundidade na península de Malaca, onde se demonstrou que o "tsunami" alterou a profundidade desta zona, embora confirmem que a navegação na área permanece segura.
O estudo foi proposto pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos, especializada em imagens por satélite, que avisou que o terremoto, o mais forte em 40 anos, pode provocar modificações no fundo marítimo das zonas afetadas.
O "tsunami" na Malásia deixou 68 mortos e destruição no litoral oeste.
Tremor de dezembro move 18 contímetros da península de Malaca
Sexta, 18 de Fevereiro de 2005 às 03:43, por: CdB