Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Tremor assusta moradores do Pará, mas causa não é confirmada

Quarta, 21 de Abril de 2004 às 09:04, por: CdB

As causas de um tremor de terra que assustou a população do município de Viseu, na região litorânea do Pará, na madrugada do último domingo, ainda não foram confirmadas ou sequer esclarecidas, disseram pesquisadores na terça-feira.

O tremor acordou várias pessoas na cidade, mas não foi registrado por estações sismográficas, provavelmente porque os centros de monitoramento mais próximos de Viseu estão fora de operação.

De acordo com o professor do departamento de Geofísica da Universidade Federal do Pará, Lorenildo Leite, a instituição não tem equipamentos adequados para fazer medição a partir dos laboratórios em Belém. As estações de observação no município de Bragança (PA) e de Fortaleza (CE), que ficam mais próximos do local do fenômeno, estão fora de operação.

Os sismógrafos da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, não detectaram o tremor. Mas há suspeita de que o equipamento possa ter falhado. Também não houve registros no observatório sismológico da UnB (Universidade de Brasília), o que não descarta a possibilidade de um terremoto, segundo o doutor em sismologia da UnB, o romeno Vasile Marza, que acompanha os fenômenos brasileiros desde 1996.

- Pode ter sido um terremoto tectônico raso, com 3,5 graus na escala Richter, que só poderia ser detectado em centros de observação próximos ao local do evento - afirmou o pesquisador.

Marza vai recorrer a centros de monitoramento de testes nucleares para tentar confirmar as causas do tremor. Disse ainda que a hipótese da queda de um meteoro é pouco provável devido às características do fenômeno.

Alguns moradores dizem que ouviram um barulho semelhante ao de uma explosão antes das vibrações. A secretária da paróquia da cidade, Raquel Andrade, estava acorda e ficou assustada. ``O meu pai acordou. A cama e as paredes tremeram. A sensação era que a terra iria abrir'', afirma.

O tremor também foi sentido no hospital Bem Aventurança. De acordo com o recepcionista Manoel Zacararias, as pessoas que estavam no prédio ficaram assustadas. Ele disse que alguns acompanhantes de pacientes contaram que os móveis do prédio trepidaram com a agitação. ``A gente fica impressionado e assustado ao mesmo tempo, até porque ninguém sabe ao certo o que aconteceu'', disse.

Também há relatos de pessoas que teriam um visto um clarão sobre a cidade na madrugada em que aconteceu o tremor. A luminosidade foi vista por um caminhoneiro e por pescadores que estavam no mar.

O Brasil tem cerca de cem estações de acompanhamento de terremotos, mas o número é considerado baixo para cobrir toda a extensão territorial do país. ``O número está longe do ideal'', afirma o pesquisador Vasile Marza. ``O ideal seria ter uma rede nacional que pudesse fornecer as informações em tempo real. Mas estamos longe disso. Os dados só chegam semanas, às vezes, meses após os fenômenos'', afirma o pesquisador.

De 1981 a 2001, foram registrados no Brasil cerca de 1.200 terremotos, com magnitude entre 2,5 e 4 graus na escala Richter. Apesar dos números, o país está distante de ser considerado uma região de risco de abalos tectônicos graves.

Mesmo assim, Marza afirma que deveria haver maior atenção ao fenômeno. ``Os terremotos são os piores desastres naturais da Terra. Ainda não houve tremores muito graves no Brasil, mas é bom estar preparado porque eles podem acontecer em qualquer lugar do mundo'', afirma.

 

Tags:
Edições digital e impressa