Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Traficantes fogem para a favela da Fazendinha

Quinta, 18 de Março de 2010 às 08:34, por: CdB

A Polícia tem informações de que os chefes do tráfico dos morros do Borel, Salgueiro e Formiga estão indo para a Favela da Fazendinha, no Complexo do Alemão, para evitar que sejam presos na hora da ocupação dos morros da Tijuca para a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora. Por isso, a polícia está considerando a prisão de Nelson da Silva  - o Bill -  como um golpe estratégico na facção criminosa que controla o complexo de favelas na Tijuca.

No momento da prisão feita por policiais do 6º BPM - da Tijuca, Bill estava num táxi  e pretendia ir para o Morro da Formiga. Considerado o sucessor de William Rodrigues da Silva, o Robocop, chefe do tráfico no Borel que foi preso em agosto de 2009. Bill, segundo a polícia, assumiu o comando do tráfico no Borel em 1990 com a prisão de Isaías Rodrigues e foi preso em 1993. Após ganhar liberdade condicional, depois de cumprir 11 anos de pena, foi para o município de Itaboraí, de onde teria retornado, com o traficante Élcio da Silva, por ordem de Isaías, que está no presídio de Catanduvas, no Paraná, e é apontado como o principal chefe da maior facção criminosa do estado.

A prisão de Bill, ainda segundo os policiais, serviu também para confirmar a morte do traficante Luciano Matos de Castro, concunhado de Isaías, que teria sido morto por vender um fuzil da quadrilha sem autorização. Afastado há alguns anos da Tijuca, Bill sempre cultivou a fama de ser cruel e em 1998, quando ainda era gerente do tráfico no Borel, mandou decepar a mão esquerda de um rapaz que roubara a casa de uma moradora da favela. Bill também teria mandado dar tiros nas mãos de 21 jovens, de 12 a 22 anos, acusados de fazer arrastões em linhas de ônibus que passam pela Tijuca, em 1992. Ao que tudo indica, uma de suas namoradas teria ficado sem o anel que ganhara dele, em um destes arrastões.

Tags:
Edições digital e impressa