A montadora japonesa Toyota assumiu o posto de maior empresa automobilística do mundo. A companhia anunciou nesta terça-feira que vendeu 2,348 milhões de veículos em todo o planeta no primeiro trimestre de 2007, superando assim a norte-americana General Motors, que registrou vendas de 2,260 milhões.
A Toyota também superou a GM em produção no primeiro trimestre, já que 2,367 milhões de veículos saíram de suas fábricas, contra 2,335 milhões da concorrente americana.
No final de dezembro, a Toyota anunciou a meta de produzir 9,420 milhões de veículos em 2007, o que deve permitir à empresa manter por algum tempo o novo título de número um mundial, à frente da General Motors.
O grupo com sede em Toyota City, perto de Nagoya (região central do Japão), deve seu êxito aos resultados comerciais nos Estados Unidos, onde seus veículos de baixo consumo - em particular os modelos híbridos (funcionam tanto com gasolina quanto com eletricidade), dos quais a montadora é pioneira - registram ótimas vendas nos momentos de alta dos preços dos combustíveis.
A Toyota, que este ano celebra 60 anos, anunciará no dia 9 de maio os resultados financeiros do exercício 2006-2007, que acabou em 31 de março.
Toyota supera GM e vira líder mundial em vendas
Terça, 24 de Abril de 2007 às 15:21, por: CdB