Consumidores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense precisarão economizar água nas próximas 48 horas, por causa da manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. O alerta é da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) que paralisará as operações da estação a partir desta quinta-feira, durante 12 horas.
De acordo com a Cedae, a interrupção do fornecimento pela ETA Guandu irá atingir 85% da cidade do Rio e 70% de toda a Baixada, sendo que Nilópolis terá fornecimento prejudicado em todo o território do município.
A previsão da empresa é que o abastecimento se normalize em até 24 horas após o encerramento do trabalho, mas em algumas áreas isoladas a normalização se dará em até 72 horas, segundo a Cedae. Para o presidente da Companhia, Wagner Victer, esta é uma paralisação estratégica.
- Esta é uma paralisação estratégica, que visa eliminar diversos vazamentos ao longo da rede de abastecimento, dando uma maior segurança na distribuição de água para os jogos Pan-Americanos - afirma Victer.
A ETA Guandu teve suas obras de constução concluídas em 1963 e é responsável pelo abastecimento de água a cerca de nove milhões de habitantes. A unidade é a maior no mundo em volume de água tratada com 45 mil litros de água por segundo.