Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2025

Tóquio inicia contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2020

A cidade de Tóquio deu início, nesta segunda-feira, à contagem regressiva de três anos para a realização dos Jogos Olímpicos de 2020

Segunda, 24 de Julho de 2017 às 09:25, por: CdB

Esta será a segunda vez que Tóquio receberá os Jogos Olímpicos, após os celebrados em 1964, e o evento incluirá o número recorde de 33 esportes e 339 provas

Por Redação, com ABr - de Tóquio/Londres:

A cidade de Tóquio deu início, nesta segunda-feira, à contagem regressiva de três anos para a realização dos Jogos Olímpicos de 2020. O evento foi marcado por uma cerimônia vistosa, que contou com a participação de políticos e atletas japoneses e foi acompanhada por diversos eventos em todo o país. A informação é da EFE.

toquio.jpg
A cidade de Tóquio deu início, nesta segunda-feira, à contagem regressiva de três anos para a realização dos Jogos Olímpicos

O ato começou com música, interpretada pela banda do Corpo de Bombeiros de Tóquio. Um espetáculo de luzes e projeções tridimensionais sobre o icônico edifício da sede do governo. Que mostrava alguns dos atrativos turísticos do país e imagens de outros eventos esportivos.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, o diretor-geral do Comitê Organizador das Olimpíadas, Toshiro Muto, e a ministra para os Jogos Olímpicos, Tamayo Marukawa, destacaram a importância para o Japão do evento. Os Jogos acontecerá entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020.

A cerimônia também marcou o início do giro da bandeira olímpica pelo arquipélago japonês. Contará com 27 atletas olímpicos e paralímpicos do país escolhidos como "embaixadores".

Esta será a segunda vez que Tóquio receberá os Jogos Olímpicos, após os celebrados em 1964. O evento incluirá o número recorde de 33 esportes e 339 provas, com um orçamento provisório de 1,39 trilhões de ienes (US$ 12,5 bilhões).

A organização ainda enfrenta desafios significativos até o início dos Jogos. Entre os quais se destacam cortes ainda maiores em seus custos. Segundo as recomendações do Comitê Olímpico Internacional. Apresentar soluções para as altas temperaturas habituais durante o verão na capital japonesa, que superam 30 graus e 70% de umidade.

Bolt corre abaixo de 10s

Usain Bolt correu abaixo dos 10 segundos pela primeira vez no ano, na sexta-feira, quando ganhou os 100 metros da Liga Diamante em Mônaco.

O jamaicano dono de oito medalhas de ouro olímpicas teve uma saída lenta. Assim como ocorreu na última corrida em Ostrava no mês passado. Ele não conseguiu colocar uma grande diferença entre ele e os outros competidores.

Mesmo assim, ele ganhou a prova em 9,95 segundos, três centésimos de segundo à frente do norte-americano Isiah Young. Akani Simbine, da África do Sul, ficou em terceiro, com o tempo de 10,02.

Antes da competição, Bolt foi para a Alemanha para tratamento de problemas nas costas que o incomodam há anos. Foi a última prova do jamaicano antes do campeonato mundial do próximo mês em Londres. Onde ele correrá os 100 metros e o revezamento 4x100m.

– Foi bom, estou indo na direção certa, ainda tenho muito trabalho a fazer – disse Bolt, que tem aposentadoria programada para depois do mundial.

Tags:
Edições digital e impressa