Cruise, seguidor da Cientologia, interpreta o coronel Claus Schenk von Stauffenberg, que foi morto por ter planejado o atentado fracassado contra Hitler. A execução ocorreu no atual prédio do Ministério da Defesa, em Berlim.
As filmagens no local teriam sido proibidas devido à hostilidade da Alemanha em relação à Cientologia.
Um porta-voz do governo alemão disse, no entanto, que a proibição visava preservar a "dignidade" do prédio.
Monumento
O prédio, conhecido como Bendler Block, é atualmente um monumento em homenagem aos membros da resistência alemã que lutaram contra o Terceiro Reich.
— Fornecemos todas as permissões, menos uma, para o Bendler Block, pois a dignidade deste lugar não deve ser violada — disse Torsten Albig, porta-voz do governo.
Stauffenberg foi um dos principais personagens de um complô de oficiais nazistas contra Hitler.
A conspiração culminou com um atentado a bomba no dia 20 de julho de 1944, do qual Hitler saiu apenas ferido.
Stauffenberg e vários outros oficiais envolvidos foram condenados à morte e executados, depois de um julgamento sumário.
O filme Valkyrie - que recebeu este nome em menção ao codinome da conspiração - é dirigido por Brian Singer e, além de Cruise, também tem no elenco o ator britânico Kenneth Branagh. O lançamento deve ocorrer em 2008.
— Não posso imaginar filmar em nenhum outro lugar, além das locações na Alemanha, e estou muito animado em saber que conseguimos Tom Cruise para interpretar o coronel Stauffenberg — disse Singer em uma declaração.