O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em encontro com George W. Bush que "as ditaduras são uma dolorosa lembrança para os países da América Latina".
- Todos os governos latino-americanos foram eleitos por ampla maioria popular -, afirmou Lula, em discurso ao lado de Bush.
Esta semana, antes de sua ida a São Paulo, o presidente norte-americano fez discurso criticando seu colega venezuelano Hugo Chávez, por considerá-lo uma ameaça à democracia.
- Todos estamos empenhados num destino de integração e nossa integração se dá entre nações independentes, com autonomia política e econômica -, afirmou Lula.
Lula defendeu que a integração da América do Sul é o melhor caminho para reforçar a democracia. Segundo ele, essa integração é feita respeitando as decisões de cada nação.
- Respeitamos as opções políticas e econômicas de cada país. Isso nos permite avanços notáveis. Sabemos que a integração é o melhor caminho para o fortalecimento da democracia e para a prosperidade regional. Cria riqueza e promove o desenvolvimento -, afirmou.
O presidente brasileiro também afirmou que "a democratização e a reconquista das liberdades políticas não foram suficientes para impedir que milhares de pessoas vivam na pobreza".
- E todos sabemos que democracia política prospera quando se combate a pobreza -, afirmou.
Lula chamou Bush a apoiar ações de redução da pobreza.
- Temos de discutir de forma soberana como os países ricos podem ajudar os países pobres a se desenvolver -, disse.
Todos os governos da América Latina são democráticos, diz Lula
Sexta, 09 de Março de 2007 às 14:54, por: CdB