Rio de Janeiro, 25 de Janeiro de 2026

TJ-SP nega adiamento de reintegração de posse da USP

Quinta, 24 de Maio de 2007 às 13:26, por: CdB

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido de adiamento da reintegração de posse da reitoria da Universidade de São Paulo (USP). O prédio está ocupado por cerca de 300 estudantes desde o dia 3 de maio.

A decisão foi do juiz Edson Ferreira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, que na última sexta-feira determinou que a Polícia Militar interviesse para cumprir a ação judicial, caso fosse necessário. A Tropa de Choque pode chegar à universidade a qualquer momento. A assessoria de imprensa da PM diz não ter informações sobre quando a ação será realizada.

Os estudantes dizem que vão resistir pacificamente a uma possível ação da tropa de Choque da PM e preparam uma recepção diferente para os policiais: todos receberão flores na chegada.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou à reitoria por volta das 10h. Segundo o funcionário do serviço, Adão Policarpo, eles foram encaminhados ao local por prevenção. 

Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o juiz acatou uma ação movida pela USP de "interdito proibitório", que visa evitar que os funcionários da universidade invadam outras unidades do campus. Pela determinação do juiz, caso os funcionários ocupem outro local eles serão penalizados com multa diária de R$ 1 mil por cada unidade invadida.
 

Tags:
Edições digital e impressa