Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Tiroteios matam 33 pessoas em universidade dos EUA

Estudantes, professores e funcionários passaram momentos de pânico e terror no campus da Universidade da Virgínia, em Blacksburg na manhã desta segunda-feira. Contando com o atirdor, 33 pessoas morreram e mais de 21 ficaram feridas em conseqüência de dois tiroteios dentro do campus da Universidade Técnica da Virgínia, em Blacksburg, segundo informações oficiais da polícia local. De acordo com as autoridades americanas, pelo menos um homem armado teria começado a atirar num dormitório estudantil e numa sala de aulas antes de ser morto. (Leia Mais)

Segunda, 16 de Abril de 2007 às 14:11, por: CdB

Estudantes, professores e funcionários passaram momentos de pânico e terror no campus da Universidade da Virgínia, em Blacksburg na manhã desta segunda-feira. Contando com o atirdor, 33 pessoas morreram e mais de 21 ficaram feridas em conseqüência de dois tiroteios dentro do campus da Universidade Técnica da Virgínia, em Blacksburg, segundo informações oficiais da polícia local. De acordo com as autoridades americanas, pelo menos um homem armado teria começado a atirar num dormitório estudantil e numa sala de aulas antes de ser morto.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ter ficado "horrorizado" com o tiroteio. O governo federal estava monitorando a situação e, apesar de autoridades locais e estaduais estarem investigando, forças federais ficarão disponíveis se a Virginia as requisitar, disse a porta-voz do governo, Dana Perino.

Autoridades ainda não se sabe que tipo de arma foi usada nos tiroteios, mas, devido ao alto número de mortos e feridos, especula-se que pode ter sido uma espingarda de alto calibre. Primeiramente foi informado que havia apenas um morto e dois atiradores. Pouco tempo depois chegou a notícia de que um atirador envolvido em dois tiroteios teria sido reponsável por 33 mortes.

As autoridades pediram aos estudantes que permaneçam em áreas seguras, seja nos dormitórios ou nos edifícios da universidade, e que não se aproximem das janelas.

A universidade relatou tiroteios em pontos opostos do campus, a partir das 8h15 da manhã (horário de Brasília). Primeiramente no prédio de dormitórios West Ambler Johnston, que é um dos maiores do campus, com 895 moradores, e duas duas horas depois no Hall Norris, um prédio de engenharia.

Um estudante foi morto no dormitório e os outros em sala de aula, segundo Chief W.R. Flinchum, chefe da polícia local. A Virginia Tech tem 25.000 estudantes.

 Como conseqüência do ataque, a universidade suspendeu todas as aulas destas segunda e terça-feira, e deve reunir os estudantes na terça-feira para oferecer apoio psicológico e discutir a forma como a universidade vai lidar com o tiroteio.

No próximo dia 20, sexta-feira, faz oito anos que estudantes armados mataram 13 pessoas numa escola em Littleton, no Colorado, no que ficou conhecido como o massacre de Columbine.

- Hoje a universidade foi atingida por uma tragédia de proporções monumentais -, declarou o presidente da universidade, Charles Steger.

- Estamos chocados e horrorizados -, completou.

As autoridades iniciaram o processo de identificação das vítimas e informaram que pelo menos um dos agressores foi morto.

Os feridos foram levados a diversos hospitais da região, e as autoridades preparam sessões de atendimento psicológico para os sobreviventes, segundo Steger.

 
 

Tags:
Edições digital e impressa