Um ano e meio após fechar para obras o Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabre suas portas em maio, com a apresentação no Brasil do balé Carmen, de Roland Petit, no dia 2. Na véspera, haverá um ensaio aberto para funcionários do Theatro e da obra.
Fato há muitos anos inédito, os recursos destinados pela Secretaria de Estado de Cultura para a programação do Theatro em 2010 atingem a cifra de R$ 9 milhões e cobrirão a quase totalidade dos investimentos na programação.
– É importante que, depois de uma grandiosa obra de restauro e modernização, o Governo do Rio de Janeiro faça esta sinalização clara de que o conteúdo e a programação do Theatro Municipal – a forma com ele atenderá daqui em diante sua missão de levar a excelência da arte erudita ao público mais amplo possível – são tão importantes quanto seu majestoso edifício. Carmen é apenas o começo. Estamos esquentando os motores e muitas atrações virão a partir de 27 de maio. –, comenta a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes.
O maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do Theatro, fala da programação com alegria:
– Vamos abrir com um balé que celebra a música e a dança, uma das mais aclamadas obras do coreógrafo francês. O balé inspirado na ópera homônima de Bizet será apresentado pelo Ballet do Municipal, dirigido por Hélio Bejani, com a participação dos convidados internacionais Sabrina Brazzo, Robert Tewsley e Andrea Volpintesta, e acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência de Silvio Viegas. Imperdível! –, afirma o maestro.
A agenda do mês inclui ainda concertos da Dresdner Philharmoniker com Frühbeck de Burgos, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Oslo Camerata, a apresentação da bailarina de flamenco Eva Yerbabuena antes da reabertura oficial do Theatro.
– Optamos pela melhor forma de manter o Theatro aberto, por isso o ‘soft opening’. Depois de trocarmos todas as instalações elétricas, hidráulicas, sistema de ar condicionado e maquinário, num prédio de 100 anos, é importante que o movimento seja retomado aos poucos e tudo possa ser cuidadosamente posto em funcionamento com delicadeza. São cuidados necessários dada a profundidade da reforma. Trabalharemos com a lotação do TMRJ entre 70 e 80%
– Os ingressos também tem descontos. A programação da casa – o ballet Carmen – terá 50%de desconto. Algumas partes do prédio ainda não estarão acessíveis ao público como o Salão Assyrio, o foyer do balcão nobre e as quatro rotundas da platéia e balcão nobre. Todos esses espaços ficarão bloqueados até o dia 27 de maio, quando, após a finalização da iluminação, serão plenamente reabertos. –, explica a presidente da Fundação TMRJ, Carla Camurati.
– Ao invés de mantermos o teatro completamente fechado até a inauguração oficial, preferimos já oferecer uma agenda ao público e devolvê-lo à cidade a partir de 2 de maio e não perdermos a programação das atrações nacionais e internacionais –, completa.