Neste sábado o Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 98 anos de inauguração. A festa deve começa com um conjunto de metais - trompistas e trompetistas da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM). Músicos, bailarinos, cantores da casa e o grupo de choro de Maurício Carrilho se apresentarão no palco e nos espaços de circulação como os foyers e escadarias.
Em seguida, acontece a primeira programação do dia: o Coral do Theatro Municipal sobe ao palco para apresentar obras de Rossini e Brahms. Ao meio-dia, haverá uma atração que encanta crianças e adultos, O Carnaval dos Animais de Saint-Saens, que será apresentada por um conjunto de 10 músicos e com narração da atriz Alessandra Maestrini.
Às 14h30, um Sexteto de Cordas e Sopros formado por músicos da OSTM se apresentará no foyer do Balcão Nobre, e, logo em seguida, às 15h, o quinteto de choro de Maurício Carrilho fecha a programação da tarde.
A festa de sábado só termina à noite com a apresentação do espetáculo Orfeu Vive, às 19h. O concerto cênico, que é um tributo a Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Oscar Niemeyer, compõe-se de música e poesia, com cenários inspirados nos originais do arquiteto. Participam Nana Caymmi, Toni Garrido, Paulo Goulart, Zezé Motta, Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Betty Faria, entre outros.
No domingo será a vez do corpo de baile do Theatro exibir sua técnica e graciosidade no espetáculo Gala Contemporânea, às 11h. Eles vão dançar quatro coreografias de coreógrafos brasileiros Henrique Rodovalho, Rosely Rodrigues, Priscila Albuquerque e Marcela Gil.
A construção do Theatro Municipal foi idealizada por intelectuais do final do século XIX, como Olavo Bilac e Arthur Azevedo. Em 1904, o prefeito da então Capital Federal, Francisco Pereira Passos, lançou um concurso para escolher os projetos de construção do novo teatro. O projeto vencedor, do engenheiro Oliveira Passos com colaboração do francês Albert Guilbert, foi inspirado na Ópera de Paris. As obras duraram quatro anos e em 14 de julho de 1909, o poeta Olavo Bilac fez o discurso de inauguração do Theatro.
Grandes nomes da música, da dança e do teatro já passaram pelo palco do Municipal. Entre eles estão Arturo Toscanini, Igor Stravinski, Heitor Villa-Lobos, Richard Strauss, Leonard Bernstein, Nijinsky, Anna Pavlova, Margot Fontain, Sarah Bernhardt, entre outros.
Theatro Municipal do Rio completa 98 anos
Quinta, 12 de Julho de 2007 às 13:40, por: CdB