O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma das mais importantes salas de espetáculos do país, figura entre as 30 belezas selecionadas no concurso "As 7 Maravilhas do Rio". A campanha foi criada por um pool de jornais e a população pode dar seu voto pela Internet. A própria construção do Municipal surgiu de uma campanha popular, capitaneada pelo poeta Olavo Bilac, que resultou em sua inauguração no dia 14 de julho de 1909.
Construído com pompa e circunstância a mando do então prefeito Pereira Passos, o Municipal resume a história da arte no Brasil. Mais de cinco mil concertos com grandes estrelas internacionais aconteceram na casa.
O Theatro recebeu também companhias teatrais de todo o Brasil e do exterior, entre elas, a Comédie Française e o Théatre Nacional Populaire, o Piccolo Teatro di Milano, o Teatro Stabile della Città di Genova.
Junto à tradição de uma grande programação, o Theatro Municipal conta com um histórico de curiosidades em sua construção, e seu prédio é um dos símbolos das grandes mudanças urbanísticas implementadas pelo prefeito da então capital federal, engenheiro Francisco Pereira Passos.
A construção foi inspirada na Ópera de Paris, seguindo o modelo francês, referência para as transformações urbanas realizadas pela recém formada República. O projeto, vencedor de concurso lançado pela Prefeitura em 1804, pertencia ao engenheiro Oliveira Passos, filho do prefeito Pereira Passos.
A obra, que durou quatro anos, utilizou os materiais mais nobres da época: mármores italianos e belgas nas áreas internas e externas e cobre com pátina dourada na cobertura. Tudo foi importado da Europa, o que exigia capacitação técnica e utilização de mão-de-obra estrangeira.
A cúpula da sala de espetáculos, procênio e o pano de boca do palco, foram pintados pelo artista brasileiro Eliseu Visconti. Em 14 de julho de 1909, o poeta Olavo Bilac fez o discurso de inauguração do Theatro Municipal, entregando à Cidade do Rio de Janeiro a materialização dos sonhos dos que idealizavam uma casa de espetáculos digna de uma nova metrópole.
A instituição conta hoje com orquestra, coro e corpo de baile próprios, somando quase 300 artistas, entre músicos, cantores e bailarinos. Este ano, com objetivo de preparar o Theatro Municipal para o seu centenário em 2009, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, elaborou o projeto "Theatro Municipal Centenário - Restauração e Modernização", para executar todas as obras de restauração e adaptação que o prédio necessita para manter e realçar sua história e beleza. Vote no Theatro Municipal do Rio de Janeiro!