Rio de Janeiro, 05 de Fevereiro de 2026

Terremoto sacode o Japão e provoca vazamento radioativo

Um terremoto no noroeste do Japão matou pelo menos sete pessoas e provocou um incêndio em uma instalação elétrica que é parte do complexo de uma usina nuclear. O terremoto, de 6,8 graus na escala Richter, gerou um vazamento de material radioativo de uma usina nuclear e deixou cerca de 800 pessoas feridas pelo país. (Leia Mais)

Segunda, 16 de Julho de 2007 às 08:59, por: CdB

Um terremoto no noroeste do Japão matou pelo menos sete pessoas e provocou um incêndio em uma instalação elétrica que é parte do complexo de uma usina nuclear. O terremoto, de 6,8 graus na escala Richter, gerou um vazamento de material radioativo de uma usina nuclear e deixou cerca de 800 pessoas feridas pelo país.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) confirmou que 1,5 litro de água contendo materiais radioativos vazou da unidade seis da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, uma das maiores do mundo. A usina sofreu um incêndio devido ao terremoto desta segunda-feira, que já foi controlado.

Segundo a Tepco, a água vazou para o mar do Japão e não terá efeitos no ambiente. Anteriormente a empresa havia afirmado que não foram registrados vazamentos na usina, onde os reatores fecharam automaticamente para checagem no momento do incêndio.

 A Agência Nacional de Polícia japonesa afirmou que quatro homens e três mulheres - todos entre 70 e 80 anos de idade - morreram devido aos ferimentos causados pelo terremoto. Eles foram esmagados pelos prédios que desabaram devido ao tremor.

Feridos

O terremoto deixou pelo menos 300 feridos, após casas de madeira desabarem. Estradas e pontes ficaram danificadas.

A TV pública japonesa NHK afirma que mais de 800 pessoas estão feridas, com ossos quebrados, cortes e outros machucados.

- Fique com tanto medo... os piores tremores continuaram por ao menos 20 segundos - disse Ritei Wakatsuki, funcionário de uma loja em Kashiwazaki. - Quase desmaiei de tanto medo.

Takashi Otsuka, autoridade da cidade, afirmou que cerca de 2 mil pessoas foram retiradas de suas casas e dezenas de milhares estariam sem energia elétrica ou água.

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi até a região afetada.

O epicentro foi perto da costa, e as autoridades haviam alertado inicialmente para a possibilidade de tsunamis.

Mas as ondas que chegaram à costa tinham menos de um metro de altura.

O tremor foi sentido em Tóquio, e o serviço do trem-bala foi interrompido brevemente.

Terremotos são comuns no Japão, que fica em uma das áreas de maior atividade sísmica do mundo.

Em outubro de 2004, um terremoto com magnitude de 6,8 pontos atingiu Niigata, matando 65 pessoas.

Em 1995, um terremoto de magnitude 7,2 matou mais de 6,4 mil pessoas em Kobe.

Tags:
Edições digital e impressa