Um forte terremoto subaquático no Mar das Moulucas atingiu o leste da Indonésia nesta quinta-feira, causando pânico entre os moradores locais e um breve alerta de tsunamis. Não há relatos imediatos sobre danos ou vítimas após o tremor, que, segundo a agência geológica dos EUA, foi de magnitude 6,7, com epicentro a 45 km de profundidade.
Inicialmente, a agência havia dito que se tratava de um terremoto de magnitude 7,4 e profundidade de 88 km.
- Suspendemos o alerta. Depois de monitorar, não há sinais de tsunamis - disse Fauzi, chefe do centro sismológico da agência de meteorologia da Indonésia.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico também afirmou em seu site que não espera um tsunami "destrutivo em todo o Pacífico", mas que terremotos dessa magnitude podem, às vezes, criar tsunamis locais.
As pessoas em solo disseram que o terremoto espalhou pânico.
- Foi sentido por cerca de 15 segundos e os estudantes correram para fora das salas de aula - contou a professora Arifin, por telefone, de Ternate.
Em dezembro de 2004, um enorme terremoto subaquático e um tsunami atingiram a Província de Aceh, na ponta norte da ilha de Sumatra, deixando até 170 mil mortos ou desaparecidos na região. Outros milhares morreram em outros países do oceano Índico.
Mais de 100 mil pessoas morreram na Indonésia quando um tsunami devastador atingiu a província de Aceh, em 2004.
Ocorreram vários terremotos no país num período subseqüente de dois anos e meio.
Terremotos e tsunamis são freqüentes na Indonésia, que faz parte do chamado Círculo de Fogo do Pacífico - uma área de grande atividade sísmica.