Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2025

Terremoto atinge Lisboa no início da manhã desta segunda

Um terremoto na costa de Portugal sacudiu a cidade de Lisboa nesta segunda-feira. Não houve feridos, mas técnicos ainda avaliam os prejuízos ao patrimônio histórico. (Leia Mais)

Segunda, 12 de Fevereiro de 2007 às 09:39, por: CdB

Um terremoto na costa de Portugal sacudiu a cidade de Lisboa nesta segunda-feira, mas não há notícias até o momento sobre danos ou feridos. Os tremores foram sentidos em Marrocos e no sul da Espanha. O centro de coleta de dados geológicos dos Estados Unidos disse que o terremoto de magnitude 5.8 na Escala Richter aconteceu às 10h35 (horário de Lisboa), 7h35 em Brasília, a 335 km da capital Lisboa e a 345 km do noroeste de Casablanca, no Marrocos.

Segundo o ministério do Interior de Portugal, não há indícios sobre feridos, mas o casario mais antigo da capital portuguesa sofreu abalos com o breve tremor, sentido também na capital do Marrocos, Rabat, na costa atlântica, causando alguma correria nas ruas. A rádio espanhola disse que o terremoto também foi sentido na Andaluzia.

O terremoto, segundo o Instituto de Meteorologia português foi numa zona onde costumam acontecer abalos, inclusive o de 1969, Segundo o geofísico José Borges, do Centro de Geofísica de Évora (CGE). Mas o terremoto de 1969 teve magnitude superior a 7 e consequências mais graves.

- O sismo que sentimos aqui hoje durou alguns segundos, aí uns dez, talvez nem tanto. A profundidade da ruptura na crosta terrestre foi determinada em 33 quilômetros. Não terá sido a uma profundidade superior, mas pode ter sido inferior - disse o geofísico português.

Segundo dados apurados, o tremor de terra atingiu os 5,8 graus na escala aberta de Richter, mas foram inicialmente foram anunciados 6,1 graus, e teve o seu epicentro localizado 160 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente, a uma profundidade de 67 quilómetros.

Atualizada às 17h07

Tags:
Edições digital e impressa